sábado, 3 de setembro de 2011

GASOLINA - ENCHA O TANQUE! VAI FALTAR!

Recentemente o Ministro Lobão anunciou que a partir de 01 de outubro, será reduzido o percentual de álcool Anidro na gasolina dos atuais 25% para 20%, alegando que assim sobraria  álcool para os postos abastecer os carros flex, com preço competitivo e com a promessa de que gasolina não sofrerá aumento (coitados dos investidores da Petrobras). Não é verdade, o governo está numa "sinuca de bico" por pura incompetência. Eles deveriam ter estoque regulador de alcool ou ter feito um programa de produtividade com pesado investimento no setor, coisa que era a "menina dos olhos" do nosso ex-presidente Lula, mas o que ele falava pouca gente ouvia... e realmente ele falava pelos cotuvelos!!! Mas retornando ao foco principal, o governo tá frito (digo o povo). A Petrobras não tem gasolina refinada (porque as refinarias estão na sua capacidade maxima) e o o mercado sucro-alcoleiro não tem alcool para suprir as necessidade do consumo nacional. Senão vejamos o consumo mensal de Gasolina "A" gira em torno de 2.400 milhoes de litros mensal. 25%  600 milhoes de litros é Anidro, perfazendo um montante de 3.000 milhoes de litros.
A produção de alcool no Brasil gira em torno de 2.500 milhões de litros, divididos 35% de anidro e 65% de etanol ou seja  875.000 - Anidro e 1.650 - Etanol - Ficando uma margem de erro de aproximadamente 275.000 milhões para cumprir contratos de exportação, intempéries, queda de produção, etc. Como o Brasil precisa, necessita, é obrigado a ter no mínimo 600.000.000 de litros de anidro e não existe essa produção, o governo não teve outra opção, reduzir 5% dentro da Lei, é claro se pudesse reduzir mais, eles com certeza fariam.
O problema caiu no colo da Petrobras, que terá de importar gasolina, provavelmente da PDVSA da Venezuela, o Chaves é doido pela Dilma (no bom sentido).  Relembrando que no ano passado a Petrobras importou mais de 3.000.000 de barris (barril tipo brent 170 litros) ou seja com o acréscimo do anidro, ultrapassou a 600.000.000 de litros, injetado em nossa economia e alguém disse que nos somos autonomos em petróleo. Pura balela!.
Meu conselho aos donos de postos e consumidores de gasolina, isso que estou falando não se aplica a diesel, é: ENCHA SEUS TANQUES ATÉ A BOCA, vai faltar gasolina. São diversos os motivos mais o principal é a logistica de entrega das refinarias, trabalhando acima do limite de sua capacidade e a importação cheia de burocracias, sem contar com a lentidão em nosso portos.  E aqui o nosso Ceará, velho de guerra, o entrave é maior ainda, motivo: Re-leia a minha primeira postagem "CEARÁ MERCADO FECHADO", não há tancagem suficiente para as 05 felizardas, leia-se distribuidoras, se prepararem para ganhar mais dinheiro e vender a quem pagar mais. Lei da oferta e da procura. Volto da reafirmar, a coisa tá feia!! ... Tenho dito!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário