domingo, 18 de setembro de 2011

POSTO + DISTRIBUIDORA = ????

- Eu sou dono de um posto de gasolina bandeira branca, devo fechar contrato de exclusividade com um distribuidora?
Antes de responder essa pergunta farei um breve relato sobre esse assunto. Há apenas 15 anos atrás, antes da lei do petroleo, todos os postos do Brasil, eram ligados a uma bandeira e viviam comendo nas mãos das distribuidoras, seguindo sua cartilha de procedimentos, senão...
Dos atuais 39 mil e 1200 postos no Brasil e Ceará, quase 50 % são livres e podem comprar em qualquer companhia e esse numero vem crescendo.
Respondendo a pergunta... ser bandeira branca tem diversas vantagens e a principal deveria ser o poder de negociação na compra dos combustiveis, no entanto, essa vantagem estar sendo reduzida drasticamente em fase da limitação dos estoque das distribuidoras e esse estoque estar mal dando para atender às suas afiliadas e faltando... vem a lei da oferta e da procura.
Tem posto bandeira branca comprando mais caro do que os embandeirados.
Hoje no Ceará, os postos estão sendo obrigados a assinar contratos leonino, que se obrigam a comprar de determinada distribuidora uma quantidade de litros por pelo menos 10 anos e se não assinar existe a possibilidade de fechar seu posto, por falta de fornecedor.
Então, se realmente é eminente fechar essa "parceria", a qual de ante mão denominamos no popular "parceria CARACU", as distribuidoras entram com a "cara" e os revendedores com o restante, recomendo, que busquem conversar com todas as distribuidoras, uma por uma, eu sei que vão ter alguns aborrecimentos, fechamento de portas na cara, mas infelizmente é o unico jeito e se conseguir minha recomendação é a seguinte:
  1. Nunca feche contrato superior a 4 ou 5 anos. Motivo: PECEM, construção de nova base de armazenamento e provavelmente chegará para o Ceará mais de 10 novas distribuidoras.
  2. Nunca feche um volume de compra acima da quantidade de venda "hoje", não acredite que com a bandeira nova, aumenta 30% nas vendas... é balela, mesmo porque existe possibilidade de proximo de você alguem abrir novo posto e dividirá o seu volume.
  3. Dêem preferencia a distribuidoras que possuam uma estrutura montada, como lojas de conveniência, troca de óleo, base de armazenagem própria, etc.
Com a compra da TEXACO pela IPIRANGA, A IPIRANGA assumiu a vice liderança no ranking de postos nacional, perdendo apenas para a PETROBRAS. A SHELL que também se fundiu com a ESSO, transformou-se na 3a companhia em market share. Como a diferença é minima a IPIRANGA e a RAIZEN estão numa corrida desenfreiada pela liderança do 2o pelotão e com isso poderá sobrar para os postos locais, com essa guerra particular pode se tentar obter algumas vantagens, dentre elas dinheiro a "fundo perdido." e mais outros investimentos. Tenho dito!!!

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