sexta-feira, 9 de setembro de 2011

CASAMENTO PERFEITO!!! POSTO X LOJA DE CONVENIÊNCIA

Não existe um casamento mais perfeito do que posto de gasolina com a loja de conveniencia, hoje é uma realidade necessária e quem ainda não tiver e quizer sobreviver no ramo de combustiveis terá que associar: POSTO & CONVENIÊNCIA.
As primeiras lojas de conveniencia surgiram em 1927 no Estados Unidos, com o nome de SEVEN-ELEVEN, abria às 7:00 e fechava às 23:00 horas e só em 1970 foi modificado para o nome LOJA DE CONVENIÊNCIA, atualmente existe em torno de 163.700 postos nos EUA, 88% - 143.341 lojas de conveniencia e no Brasil 38.750 postos e 17%  - 6.700 lojas.
As primeiras lojas no Brasil surgiram na década de 1990. Em 2000 existiam em funcionamento em torno de 2.600 lojas e hoje esse numero já ultrapassa a casa dos 6.800 lojas, possuem um tamanho médio de 56m2 com faturamento girando em torno de R$ 45.000,00, margem de lucro de 30% a 40%  deixando em média de lucro R$ 15.000,00 custo operacional com 2 funcionarios R$ 3.000,00 deixa R$ 12.000,00 livres e para montar é necessário investimento inicial de R$ 55.000,00 até R$ 130.000,00 sendo esse último valor de distribuidoras, tipo BR Mania, Select, AM/PM entre outras, todas cobrando royalties que variam de 7% a 9%. Esse royaltie que é cobrado pelas grandes distribuidoras, é absolutamente necessário, em face das vantagens que elas conseguem nas negociações com grandes fornecedores nacionais, em função do poder de barganha.
As distribuidoras regionais, essas que só se limitam a vender, Gas/Alcool e Diesel (o feijão com arroz), sem pelo menos procurar desenvolver novos negocios, criar sua marca de lubrificantes, sua marca de loja de conveniencia, sua marca de troca de óleos, condições para auxiliar aos parceiros obter maiores rentabilidades na ampliação do seu mix, elas simplementes, se preocupam com seu próprio bem estar, porque não querem ter trabalhos ou aborrecimentos e nem contratar profissionais qualificados que são caros e a consequencia disso além de perder postos vinculados, é serem abocanhadas pelas gigantes, mas deixa pra lá...
Cito abaixo, algumas vantagem em se ter loja de conveniencia:
1 - Ampliação do mix de produtos a oferecer para seus clientes
2 - 35% dos clientes que compram em lojas de conveniencias, não possuem carros.
3 - Não há guerra de preços.
4 - Condições especiais em diversos fornecedores, classificado como cliente Especial.
5 - Parcerias com estabelecimentos bancários, redendo dividendos, na colocação de serviços.
6 - Mercado em franco crescimento, ganha quem parte na frente.
7 - Promoções periódicas, incentivadas por fornecedores.
8 - Fast food, entre outras vantagens.
No mercado incerto que os postos estão vivenciando e com a certeza que as margens dos produtos Gasolina, Alcool e diesel, não deverá retornar aos patamares de dantes, a única saida é agregar valores ao negócio, tais como loja de conveniencia, troca de óleo, casas lotericas, aluguel de salas ou lojas, etc. são essas as providencias que deverão ser tomadas, por questão de sobrevivência, caso contrário, em pouco tempo, em pouquissimo tempo, os postos teimosos fecharam suas portas...ou serão colocados à venda... tenho dito!!!

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