quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CRIOU BORRAS NO MOTOR DO MEU CARRO!!! PORQUE??

Hoje falarei sobre manutenção correta de seu veiculo. mais precisamente o uso do lubrificante adequado e o correto período da troca, com isso evitaremos surpresas desagradáveis, que é a famosa descarbonização química do motor. Um descuido, gera consequentemente um desembolso desnecessario do nosso rico dinheirinho e além do que ficaremos nas mãos de mecânicos e sem querer ser indelicado com a classe, existe mecânico... e mecânico. Um motor mexido jamais será o mesmo, por mais que se faça um bom serviço. A manutenção preventiva, evita a corretiva.
Mas infelizmente, como não estamos vendo o que tá ocorrendo dentro do motor e nem aquela "luzinha" vermelha de alerta do motor não acendeu... tudo bem!
Já se perguntou, porque elas falham tanto?? Só tem uma resposta... Para você gastar seu dinheiro consertando....seu abestado.
e quando isso acontece ai vem a pergunta de lamentação.
- Porque meu óleo virou graxa?
- O que provocou a formaçao dessa borra no meu motor?
Não sou engenheiro mecânico mais a resposta é simples.
1o. Foi colocado um lubrificante errado ou fora das especificações da montadora.
2o. Foi trocado tambem fora da época recomendada pela montadora.

As duas resposta acima é principal motivo de criar as famigeradas borras nos motores e existe mecanicos que dizem que é o combustivel adulterado. conversa fiada.. é só ir no posto que você abastece e fazer uma enquete, junto aos clientes que também abasteceram se eles estão com o motor carbonizado. provavelmente... só você!
E, porque antigamente meus Pais e Avós não tinham esse problema nos carros deles? Bem, a explicação é didatica... Em 1997, para atender a Politica Nacional de Meio Ambiente, o nosso querido e recentemente falecido. presidente Itamar Franco, sancionou a Lei 8723 que obrigou as fabricantes de motores e veículos nacionais a reduzirem os níveis de emissão de poluentes. E a industria para se adequarem tiveram de desenvolver um motor de "alta rotação" que funcionam na combustão acima de 600°C. o calor produzido nesses motores seria dissipado de forma mais rápida e a bomba de óleo desses motores precisa ter pressão e vazão bem altas, para circular o lubrificante com rapidez, manter os mancais e tuchos pressurizados adequadamente na alta rotação, para se ter uma idéia um formula 1 chega a atingir 16.000 rpm e um carro 1000 atinge 6.000 rpm.
O lubrificante é o principal responsável pela retirada de calor, gerado nas câmaras de combustão ou explosão e quanto mais rápido girar o motor mais rápido o óleo terá que circular para resfriar o calor produzido.
As bombas de óleo desses motores chegam a circular em torno de 20 a 25 litros por minuto, quando o motor estiver em alta rotação.
Então você fica se perguntando... será que estou usando o lubrificante correto ou meu mecânico, que talvez nem saiba o que é um motor de "alta rotação" está me recomendando o óleo certo ou o posto que estou trocando o óleo tem conhecimento disso, o vai me empurrar um óleo que é bom pra ele e não pro meu carro?
- Não acredite nos mecânicos ou lubrificadores, siga sempre a recomendação do manual do seu carro.
Agora você me pergunta e a borra... por isso, estou lendo esse blog, como se formou? É fácil explicar um motor de alta rotação é bem diferente do de baixa rotação que podem usar os óleos mais "grossos” tipo SAE 20W50, sem nenhum problema, desde que não seja óleo recondicionado e sem aditivação.
O uso de óleos mais “grossos”, nos motores de "alta rotação" força a bomba de óleo, provocando uma sensível diminuição da pressão e da vazão do óleo pelo sistema de lubrificação. Isso fará que a circulação do óleo seja mais lento e como esse motor é de "alta temperatura" esse lubrificante fica exposto por mais tempo à temperaturas elevadíssimas e isso ocasiona "oxidação" do óleo e entupimento dos canais de lubrificação, trazendo danos gravíssimos aos componentes móveis, levando o motor a fundir prematuramente por deficiência de lubrificação.
Para finalizar e após essa pequena explanação, não resta dúvidas que para os motores novos que são de "alta compressão" e "alta temperatura", os lubrificantes recomendados são os de "base sintética" que são óleos mais finos e mais resistente... tenho dito!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário