terça-feira, 6 de setembro de 2011

GASOLINA - ENCHA O TANQUE! VAI FALTAR! (2)

Infelizmente, estou mais seguro e certo sobre minha previsão da semana passada,  a de que vai faltar gasolina nos postos, principalmente nos coitados dos "Bandeira Branca", que não tem contrato de fornecimento com nenhuma distribuidora.
Existe 228 distribuidoras e 38.750 postos no Brasil, 44% são bandeiras Branca e no Ceará apenas 5 distribuidoras e precisamente 1.293 postos, 42% são bandeiras branca. A média no Brasil é 170 posto por distribuidora e no Ceará esse número sobe para 260. +50% acima da média nacional.
As 16 refinarias e 423 usinas de álcool, não estão dando conta do consumo nacional.
Petróleo a Petrobras tem, vejam as brigas dos nossos governadores sobre o lucro do pré-sal, eles já estão preocupados com o netos deles... precisam deixar uma herançazinha.
Segundo as informações colhidas de fontes fidedignas, a nossa querida Petrobras - Petróleo Brasileiro S.A., já determinou que será cortado no mês corrente de "todas as distribuidoras" parte de suas "cotas de gasolina", variando de 15% até 35% dependendo do Estado/Base e não vai parar por ai. Não se sabe ao certo o percentual do corte que ocorrerá  mês que vem, quando cair a mistura do anidro na gasolina em 5%... já anunciado.
Porque citei, esses números "chatos". É pra enfatizar que a Lei Nº 9.478 de 06 de agosto de 1997, promulgada e sancionada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Logo no capitulo 1º - Dos princípios e Objetivos da Política Energética Nacional, no artigo 1º reza que os principais objetivos, dentro outros, são: (transcrevo abaixo, ipsis litteris)
III - proteger os interesses do consumidor quanto a preço, qualidade e oferta dos produtos;
V - garantir o fornecimento de derivados de petróleo em todo o território nacional, nos termos do § 2º do art. 177 da Constituição Federal;
IX - promover a livre concorrência;
A lei tava dando certo. Aqui no Brasil é assim... a lei tem que "pegar", atualmente quase 50% dos postos são independentes e estão aptos a comprar de qualquer distribuidora, que hipoteticamente era excelente para nós consumidores. Só que morre "na lei da oferta e da procura". De que adianta ter um monte de empresas vendedoras se não existe os produtos nas prateleiras?
Parece-me que os incisos III, V e IX da lei 9.478, estão seriamente ameaçados com a provável falta de gasolina. Se isso se concretizar e o governo está sem saída, retrocederemos mais de 15 anos. Na época
só existiam postos vinculados as distribuidoras e eles eram obrigados a seguir suas cartilhas, sem contar que os preços eram tabelados e controlados.
Porque, retrocederemos? Os postos Bandeira branca,"terão" que se vincular a uma distribuidora para garantia de produtos e por questão de sobrevivência e quem não o fizer, fechará suas portas e nossas distribuidoras, claro, ficarão felizes para sempre.
Enquanto isso, os investimentos dos governos, que não priorizam, o que é realmente, é prioridade, deveriam ser direcionados para construção de novas refinarias, novas usinas, ampliação ou construção de novas bases de tancagem mais modernas e com maior capacidade de armazenamento, estão direcionados para a COPA de 2014. Daqui pra lá, iremos andar em cima de uma bola, chutada pelo Ronaldinho Gaúcho. A coisa tá feia.... tenho dito!!!



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário