terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

PAU QUE DAR EM ZÉ DAR EM PEDRO?





O Ditado acima, não funciona no mercado de Petróleo no Ceará, senão vejamos a lei 9478, que liberou a abertura de novas Distribuidoras é a mesma que liberou os postos para serem bandeiras brancas, sem vinculo com nenhuma distribuidora, com isso, haveria competitivadade no setor.
O modelo deveria ser simples, os bandeiras coloridas continuariam a utilizar as marcas e continuariam a comprar os produtos com exclusividade, enquanto, os revendedores que optarem por bandeira branca, não ostentaria nenhuma marca de distribuidora e esses adquiriria de vários fornecedores, com isso, compraria mais barato e fomentaria a competitividade.
Simples assim? Seria "se" a Petrobras, a monopolizadora, fizesse seu dever de casa e atendesse a demanda nacional, coisa que estar longe de acontecer. Essa situação foi deixado pela gestão Gabrielle, o qual recentemente foi demitido pela Presidenta Dilma, após se concientizar que gestão desse senhor foi desastrosa para a Petrobras e calamitosa para o Brasil e para coroar sua incompetencia, a Petrobras ainda estar sendo obrigada a importar em torno de 500 mil barris dia, a preços internacionais, gerando um prejuizo a nação incalculável.
Aqui no nosso ceará as poucas distribuidoras existentes, dão as cartas, o produto é escasso e elas se dão ao luxo de vender a quem elas querem e quando elas querem e a que preço quizerem.
Os papeis se inverteram, os bandeiras brancas compram mais caro do que os postos embandeirados e esses para ser atendidos pelas distribuidoras, ainda estão enfrentando uma via crucis com um "pires" na mão e pedindo pelo amor de Deus, que lhes forneçam insumos para sua subsistencia e quando são atendidos, são humilhados e incitados para fechar contrato, apenas tendo garantia de fornecimento.
A famosa lei, faz com que os felizardos donos de distribuidoras enriqueçam e os desafortunados donos de postos bandeiras branca empobreçam, vide ditado acima.
Agora leitor amigo, você que teve paciencia de lê esse bloguezinho até aqui, então me pergunta... qual é a solução?
Só tem duas...
1a) Vergonha na cara...
2a) Realização dos projetos de investimentos que a Petrobras vem barrigando para executar, a saber: Refinaria de abreu e Lima, (andamento), Refinaria Pecem (Parada) e refinaria do Maranhão (Parada).
Como nosso problema é refino, as refinarias existentes estão trabalhando acima do limite, sem nenhuma capacidade de ampliar sua produção e os investimentos retro citados, quando vierem a funcionar, se não houver alterações ou interpéries ou outros motivos de força maior, resolveram o problema de importação e certamente a gasolina sobrará, consequentemente, regularizará o mercado, daí você me pergunta:
- Blogueiro, se isso é verdade, qual é a previsão?
- É longo e longuíssimo prazo, mas quem tem a palavra é Dra Graça Foster, nova presidente da Petrobras, que Deus a ajude...Tenho dito!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário