domingo, 5 de fevereiro de 2012

CARNAVAL - VIAJE DE MODO ECONÔMICO E RACIONAL


Você sabe quanto combustível há no seu carro, sua média de consumo e a velocidade máxima permitida. Você quer chegar ao seu destino da maneira mais rápida e eficiente possível. Será que adianta correr?
Se você está ao volante de um Bugatti Veyron Super Sport, o consumo de combustível é o que menos importa. Mas para o resto de nós, que vamos pegar de 300 a 1300 km de estrada nesse carnaval, temos algumas dicas aqui que poderão te ajudar.

A velocidade ideal para seu carro

Entre os vários tipos de carros, a velocidade ideal varia entre 90 e 100 km/h. Claro que existem pequenas variações entre um tipo e outro (um SUV e um sedã esportivo, por exemplo), mas esses números são um bom ponto de partida. Para cada 8 km a cima dos 100 km/h, o consumo aumenta em torno de 8%, e cresce proporcionalmente ao aumento da velocidade.

Apenas como exemplo disto, durante os anos 1970 o limite de velocidade nas rodovias dos EUA diminuiu para 55 mph (89 km/h), não por preocupações com a segurança, mas para melhorar a eficiência com combustível durante a Crise de Energia. A proposta faria com que fossem economizados um bilhão de barris de petróleo em um ano devido ao menor consumo a velocidades menores, reduzindo o uso de combustível em 13%.

Quanto tempo economizamos pisando fundo?

Digamos que o limite seja de 110 km/h e você tem um percurso de 450 km à sua frente. Você aumenta para 140 km/h em alguns trechos quando a estrada está vazia e não há radares por perto, volta para 100 km/h em zonas urbanas, e continua a 110/h por causa do babaca andando a dois quilômetros acima do limite na faixa rápida.
Digamos que sua média de velocidade tenha sido de 125 km/h (5 a 15 km/h acima do limite da maioria das rodovias). Você se arriscou a tomar uma multa (e acredite, é muito fácil tomar uma), provavelmente passou as últimas 3 horas e meia de sua vida estressado e paranoico, e ainda arruinou a economia de combustível do seu carro só para ficar 24 minutos a mais com seus parentes – um tempo que provavelmente será gasto em frente à TV ou ouvindo piadas sem graça daquele seu tio metido a garotão. Parabéns!

Se você levar em consideração a média nacional de R$ 2,75 por litro de gasolina comum (ANP – dez/2011), além do aumento de 13% na economia de combustível, você acaba de gastar cerca de 10 reais pelo privilégio de ganhar 24 minutos para tentar encontrar algum jeito de descontrair o clima com sua família.

Quero meu dinheiro de volta

Prefiro guardar meus dez paus, sofrer menos estresse, não pagar nenhuma multa por excesso de velocidade e ficar 24 minutos dirigindo tranquilamente na estrada. Sem levar em consideração a questão da segurança, dirigir um pouco mais devagar ajuda o meio ambiente, faz economizar a grana do lanchinho da semana e ainda te impede de ficar mais tempo constrangido entre um monte de parentes que você não via desde o ano passado.

Fonte: www.ocioso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário