Jornalista Pedro Cuadrat
Para medir o nível, o ideal é esperar uns 15 minutos após o motor ter sido desligado. Este é o tempo de o óleo descer das partes para o cárter e, assim, tornar possível a medição do volume real.
Outra dúvida comum é qual o nível correto do óleo no motor. Ao contrário do que muitos pensam, o nível certo não é apenas no traço superior da vareta de óleo, mas também entre os dois traços. Caso o nível fique abaixo da marcação mínima da vareta, o motor pode ser danificado por falta de lubrificação. Mas se ficar acima do máximo aumentará a pressão no cárter, provocando vazamentos, além de sujar as velas e válvulas, danificar o catalisador e, até mesmo, poder provocar a ruptura de bielas.
Melhor fazer troca conjunta
Quanto a trocar o filtro de óleo, o período de também consta do manual do proprietário. Geralmente, a troca é feita a cada duas trocas de óleo. Mas já há fabricantes que recomendam a substituição do filtro a cada troca do óleo.
E com relação a usar óleo de especificação diferente ao do manual? Quando o óleo atende ou supera a especificação requerida pelo fabricante, os efeitos são positivos. Porém, ao usar lubrificantes com especificações inferiores ao exigido pelo manual, o motor pode ter sua limpeza comprometida, causando desgastes prematuros, redução da vida útil do lubrificante.
Outro mito é o de que óleo bom não baixa o nível e não precisa de reposição. Cada fabricante especifica um consumo normal. Mas é comum um consumo de meio litro de óleo a cada 1.000 quilômetros, para carros de passeio.
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