quinta-feira, 26 de abril de 2012

A PETROBRAS TÁ PRONTA PARA INICIAR AS OBRAS

Segundo o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, a companhia aguarda apenas a anuência do Ibama e consequente liberação pela Semace, da licença de instalação, para que as obras civis da Refinaria Premium II sejam iniciadas, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. "Estamos com os contratos de supressão vegetal, de limpeza e de cercamento do terreno preparados e prontos para serem iniciados, na semana seguinte, em que o terreno da refinaria for liberado. Mas só posso executar esses contratos quando receber de forma definitiva a liberação do terreno".
 
Costa foi um dos palestrante do Ciclo de Debates do Centro Industrial do Ceará (CIC). O executivo apresentou para empresários, industriais e políticos cearenses, as oportunidades e os desafios das empresas que pretendem "servir" à Petrobras. Segundo ele, 637 fornecedores já foram cadastradas no estado para prestar serviços ao empreendimento, dos quais 54 foram aprovadas e 41 qualificados.
 
Como forma de eliminar dúvidas quanto a instalação da refinaria no Ceará, Roberto Costa iniciou sua apresentação, reiterando que "essa refinaria é para valer. Ela vai sair. Podem tirar essa dúvida da cabeça". Para um auditório lotado, na Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), ele fez questão de ressaltar, na terça-feira (24), a magnitude do empreendimento, que somente em ICMS, pode gerar entre 25% e 30% da arrecadação de impostos de um estado.
 
Segundo expôs, tudo em uma refinaria é gigantesco, a começar pelos investimentos, que giram em torno de R$ 17 bilhões. Ele citou, por exemplo, que na Premium II serão utilizados quatro caldeiras de coque, para gerar vapor, 80 quilômetros de cabos elétricos, 90 mil toneladas de tubos de aço e 45 toneladas de torres de suporte, 35 torres colunas, 23 reatores, 275 trocadores de calor e 958 bombas centrífugas.
"Será que o Ceará não pode fazer 100 trocadores de vapor ou as bombas centrífugas?", questionou, apontando apenas duas, das centenas de oportunidades de negócios que a refinaria poderá gerar. "Empresários corram o mundo, encomendemos equipamentos da Coreia, da China, da Itália e montem aqui", disse.
Conforme explicou, uma refinaria é um empreendimento em constante manutenção. "Uma refinaria tem 15, 18, 20 unidades de processos, e nós teremos paradas de manutenção programadas, com varias empresas trabalhando nisso. Todo ano, temos, pelo menos uma unidade em manutenção programada", o que vai gerar muitas oportunidades de serviços, crescimento e desenvolvimento à indústria do Ceará", alertou Costa.

 
Desafios
 
Ele ressaltou no entanto, que prestar serviços e fornecer à Petrobras não é fácil. "Os prazos são curtos. Precisamos fazer diferente, ter qualidade e preços", avisou, chamando também atenção para capacitação de trabalhadores.

Até 2014, a Petrobras pretende qualificar 230 mil trabalhadores em todo o país, "para trabalhar, não na empresa, mas para a empresa". De acordo com ele, 13.591 trabalhadores ainda precisarão receber treinamentos para atender o empreendimento, que prevê no pico de construção o emprego de 32 mil pessoas diretamente e 90 mil indiretamente.
 
Outros 3 mil empregos serão gerados na fase de operação do equipamento, que prevê refino de 300 mil barris de petróleo, 70 mil a mais do que a capacidade da Refinaria Abreu Lima, em Pernambuco e "cujas obras já se encontram 60% concluídas".
 
fonte: diario do nordeste em 25/04/2012.
 
Nota do blogueiro: Venho insistindo nessa tecla, porque a Petrobras, não possui outra alternativa para atender a população e consumo crescente e não dar pra barrigar mais, diga-se de passagem que os barrigadores de plantão, Srs. Lula da Silva e o seu fantoche Gabrielli, cairam fora. A petrobras tá numa sinuca de bico de proporções avantajadas e terá que iniciar o mais rápido possivel essa obra, caso contrario aumentará a falta de combustiveis em todos os estados, a coisa tá feia.... tenho dito!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário