terça-feira, 24 de abril de 2012

A importância da troca de óleo no seu carro

Em motores de última geração a troca de óleo se tornou um serviço tão importante e minucioso que necessita de uma atenção especial por parte dos motoristas.
No que diz respeito à troca de óleo, o mau que assola os motores de última geração é a tão falada "BORRA" uma espécie de gosma em que o óleo se transforma após um longo período sem troca ou óleo inadequado ao motor, que entope o pescador da bomba de óleo e os dutos internos de lubrificação do motor, o que causa desde pequenas avarias até a perda total do motor, como mostra a foto.
Este problema pode aparecer com aviso prévio, normalmente em forma de ruídos estranhos no motor ou piscadas na luz de advertência do óleo no painel do veículo, porém em alguns casos, mesmo sem qualquer manifestação de aviso prévio, o motor literalmente funde.
E como isto pode acontecer? A experiência tem nos mostrado que as trocas de óleo com intervalos prolongados, aliada a mais em alguns fatores, tais como, a má qualidade do combustível que às vezes abastecem os nossos veículos sem que o percebamos, a utilização do veículo predominantemente em trânsito pesado e ainda por cima em trajetos curtos, deteriora demasiadamente as funções do óleo lubrificante, que assim precisa ser trocado em intervalos menores.
O tipo de óleo adequado para cada modelo de motor e também ao tipo de utilização do veículo é uma tarefa que deve ser bem pensada. Portanto o ideal hoje em dia é que às trocas de óleo sejam acompanhadas por um técnico, pois caso contrário você estará incluído neste grupo de risco.
Por este motivo que ultimamente vem se popularizando a Troca de Óleo Técnica, a qual é realizada em centros de lubrificação ou oficinas mecânicas, pois nelas um técnico pode avaliar o histórico e o estado do motor, e em função disto é possível lhe recomendar o tipo de óleo e o período de troca mais recomendado.
Muita gente acha que os lubrificantes são todos iguais, bastando apenas identificar a faixa de viscosidade, ex: 20W40 e tudo bem, não é bem assim.
Existem óleos minerais, de base sintética, e 100% sintético, cada espécie para cada tipo de motor. A correta indicação do lubrificante se dá pelo fabricante do veículo, informações estas contidas no manual do proprietário. Resumidamente, motores 1.0, de 16 válvulas ate motores maiores, de 1.6 acima, exigem óleos mais elaborados, semi sintético ou superior, restando o óleo mineral para ser aplicado em motores mais antigos, principalmente os alimentados por carburador.
Não se deixe influenciar pela diferença de preço. Um óleo mineral, dependendo a marca, pode dar uma diferença em torno de R$ 15,00 por litro, tentador não? Errado, pois essa diferença no preço do óleo na hora da troca pode custar um motor inteiro mais tarde, e esse, bem mais caro que o lubrificante
Portanto, respeitar os períodos de troca, usar o lubrificante adequado, assegura uma manutenção correta, durabilidade para seu carro e principalmente economia.

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