domingo, 18 de março de 2012

SOLUÇÃO PARA O MERCADO REVENDEDOR DE COMBUSTIVEIS

A polêmica gerada aqui em Fortaleza e recentemente em Sobral, referente ao preços praticados pelos postos de gasolina, uma coisa é certa a população é a totalmente prejudicada. Como estamos numa democracia e sempre usaremos a máxima: "Governo do povo, pelo povo e para o povo", governo tambem leva na cabeça, entretanto, quem tem o poder de resolver e definitivamente essa pendenga é os legisladores, bastar criar uma lei, a qual explicarei abaixo.
Acho que trata-se de projeto de lei que deveria ter a iniciativa popular, porque nossos queridos vereadores, inconfiáveis como são, não todos mas na sua maioria, seriam fácilmente corrompido pelos empresários prejudicados e esse projeto dormiria numa gaveta por longos e longos anos.
A constituição também estabelece que a participação popular pode ser exercida através da apresentação à Câmara dos Deputados, de um Projeto de Lei que esteja subscrito por, no mínimo, 1% do eleitorado, distribuído em pelo menos cinco estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores em cada um deles. Existe vários casos no Brasil de leis terem iniciativas populares e aprovados, como por exemplo uma pequena cidade no município de Governador Valadares, MG, o pequeno distrito de Chonin de Cima já apresentou à Câmara por meio de uma entidade local, 57 projetos de lei, destes, nove foram aprovados.
Mas, vamos direto ao projeto:
"A Prefeitura não mais fornecerá "álvara de funcionamento" a empresários do ramo de combustíveis que tivesse 02 ou mais posto, isso extensivo a todos os familíarias do primeiro e segundo grau."
Hoje tanto em Sobral, quanto em Fortaleza, os mega-grupos do ramo, colocam os preços nas bombas que lhes convier e como existe a famosa "paridade de preços", são acompanhados pelo restante da categoria e que se dane a população e... bota gasolina quem pode.
Essa lei abrirá vagas para novos empresários, com visão empresária ampla, que tenha em mente que o seu lucro se dará no mix de produtos vendidos e não apenas em um ítem, que é de primeirissima necessidade.
Finalizando, informo que nos EUA tem 166.000 postos de combustíveis, cuja margem de lucro não chega a 3%, só que 92% dos postos possuem lojas de conveniência que dão excelente resultado e aqui no BRASIL dos 39.000 postos apenas 17% tem lojas de conveniência e os nossos empresários, ainda não exergaram esse filão e insistem em lucrar com preços exorbitantes para compensar sua burrice, dar-lhe ministério público... tenho dito!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário