sábado, 4 de abril de 2015

INCÊNDIO EM SANTOS E SE FOSSE EM FORTALEZA???


O bairro do Mucuripe em Fortaleza, vive em estado de atenção 24 horas por dia, motivo tancagem de armazenamento de combustíveis que já era pra ter sido transferida para o Pecém - Caucaia, há mais de 10 anos, e esse processo vem sendo barrigado pelo governo do Estado e Prefeitura, com a anuência das companhias de petróleo que são literalmente beneficiadas, por terem apenas 04 concorrentes e elas não permitem a entrar novos players, alegando a falta de espaço nas tancagem, por isso, o meu blog é chamado MERCADO FECHADO.

Fazendo analogias ao que vem ocorrendo com os terminais de Santos, temos apenas 02 terminais, um da Petrobras, outro da Shell, que atendem todos mercado cearense, com um consumo superior a 150.000.000 litros de combustíveis mensais. Se houver um sinistro, que Deus nos livre, a temperatura ultrapassa 800º centígrados, dissolverá, além dos terminais, diversas residências próximas, digo isso pois trabalhei mais de 15 anos na região e diga-se de passagem, nunca vi, os bombeiros fazem exercícios preventivos com a população simulando uma provável catástrofe, veja no mapa do google earth, as dificuldades em locomoções nas vielas estreitas do locais e tendo apenas 02 saídas de segurança.

Os senhores gestores estadual e municipal precisam rever suas prioridades, inserindo esse tema nos seus radares, para se precaverem, os riscos são enormes e eminentes, esses tanques foram instalados há mais de 50 anos e estão trabalhando 24 horas por dia, para poder atender a demanda e logística de todo o estado em combustíveis, fazendo as manutenções com toda a rapidez e urgência, pois vender, vender e... vender e faturar é mais importante do que as vidas humanas. Sabemos que as empresas são preparadas e responsáveis, tanto quantos as de Santos SP, mas o material vem se deteriorando, deteriorando, afinando, principalmente, numa região que tem o 2º maior nível de salinidade do mundo, perdendo apenas para o mar morto. Ocorrendo, novamente, digo Deus nos livre, um sinistro equivalente ao de Santos, esses dois gestores carregarão nos seus ombros inúmeras mortes que os eliminarão de suas carreiras política, eles e seus herdeiros e sucessores. O povo não o perdoaram, muito menos eles próprios.

Existe uma determinação da ANP às distribuidoras para que invistam em novas tancagem ou ampliação das existentes e formem um estoque mínimo de 03 a 5 dias. Aqui no Ceará, isso não é possível pois não existem espaços disponível mesmo em apenas 05 distribuidoras, 4 do cartel do Sindicom e 1 regional, sendo massacrada, sem espaço para crescimento, portanto, é inadiável e urgente que a transferência da tancagem seja feita o mais rápido possível e que a cidade receba essa área para construir empreendimentos, que tragam emprego e renda para o grande número de moradores da região.

Lembrando que essa tancagem estar sem alvará de funcionamento há mais de 10 anos e todos sabemos que a ida para o Pécem, era uma questão de tempo, apenas ao iniciar as obras da refinaria premium II, o que não vai mais ocorrer, ou melhor, nunca foi ideia da Petrobras pela inviabilidade. Todo esse fogo de palha era o PT criando capital político e enganando o povo sofrido cearense. Acho que esses já aprenderão a lição e no próximo pleito saibam em quem votar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário