Existe apenas 05 distribuidoras de petroleo, para atender um consumo de mais de 150 milhões de litros, rateado pelas BR Distribuidora, SP Distribuidora, Raizen (Shell/Esso), Ipiranga e por ultimo Ale Distribuidora, nessa ordem e apenas 02 bases abastecedoras, BR/Raizen.
Há em funcionamento mais de 1100 postos, dos quais 580 são bandeiras brancas, cujo interesse é zero pelas grandes distribuidoras e baixissimo pela distribuidora regional (SP, única no estado), a não ser se vier como "galinha morta", contrato de longo prazo, com investimento baixissimo ou quase nenhum, apenas para garantir fornecimento com preço muitas vezes acima do mercado.
Agora sobre a indagação de "Ceará, mercado fechado!"...
Antigamente existia 05 bases de armazenamento no Mucuripe, BR, SHELL, IPIRANGA, TEXACO E ESSO, Foi desativada as bases da Ipiranga e da Texaco e consequentemente se reduziu drasticamente a capacidade de estocagem e mensalmente entra mais de 5.000 carros novos e as duas base remanescente estão com sua capacidade estrangulada, com funcionamento 24 horas, como consequencia poderá vir a elevar consideravelmente o risco em segurança, porque reduz o tempo de manutenção, onde a prioridade é vender e entregar.
A falta de espaço de armazenamento é o grande motivo que não se deixa entrar novas distribuidoras em nosso estado para haver a tão sonhada competitividade pelas distribuidoras, existindo apenas nos postos de gasolina, os quais que estão comprando a preços cartelizado pelas 05 e o ministerio publico só enxerga a ponta, diferentemente de Pernanbuco, que tem 16 distribuidoras em pleno funcionamento no porto de suape e isso poderá ocorrer, se o Pecém virá realidade, enquanto isso, as 05 sortudas, vão enchendos os bolsos de dinheiro.
Solução... Os Governos sairem da conversa fiada e terem vontade politica de iniciar as obras do PECEM, caso contrario, terá segurarmente desabastecimento nos postos em função de pouco espaço de armazenagem e logística de entrega, alem do que as 02 bases estão com o sistema de carregamento ultrapassado, sistema TOP, com grande demora no carregamento do CT`s, enquanto a base do RN em Guamaré já se utiliza o sistema BOTOM, com carregamento por baixo, onde se carrega 10 vezes mais rápido.
Enquanto isso... os postos. Sim os postos vão pedindo favor para comprar e suas compras se resumem a apenas 2 distribuidoras, porque as gigantes tem medo de vender em função do risco ambiental.
A coisa tá feia... e não existe pespectiva de melhoria, pelo menos nos proximos 5 anos.. tenho dito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário