sábado, 27 de agosto de 2011

Petróleo! Ceará Mercado fechado!!!

Existe apenas 05 distribuidoras de petroleo, para atender um consumo de mais de 150 milhões de litros, rateado pelas BR Distribuidora, SP Distribuidora, Raizen (Shell/Esso), Ipiranga e por ultimo Ale Distribuidora, nessa ordem e apenas 02 bases abastecedoras, BR/Raizen.
Há em funcionamento mais de 1100 postos, dos quais 580 são bandeiras brancas, cujo interesse é zero pelas grandes distribuidoras e baixissimo pela distribuidora regional (SP, única no estado), a não ser se vier como "galinha morta", contrato de longo prazo, com investimento baixissimo ou quase nenhum, apenas para garantir fornecimento com preço muitas vezes acima do mercado.
Agora sobre a indagação de "Ceará, mercado fechado!"...
Antigamente existia 05 bases de armazenamento no Mucuripe, BR, SHELL, IPIRANGA, TEXACO E ESSO, Foi desativada as bases da Ipiranga e da Texaco e consequentemente se reduziu drasticamente a capacidade de estocagem e mensalmente entra mais de 5.000 carros novos e as duas base remanescente estão com sua capacidade estrangulada, com funcionamento 24 horas, como consequencia poderá vir a elevar consideravelmente o risco em segurança, porque reduz o tempo de manutenção, onde a prioridade é vender e entregar.
A falta de espaço de armazenamento é o grande motivo que não se deixa entrar novas distribuidoras em nosso estado para haver a tão sonhada competitividade pelas distribuidoras, existindo apenas nos postos de gasolina, os quais que estão comprando a preços cartelizado pelas 05 e o ministerio publico só enxerga a ponta, diferentemente de Pernanbuco, que tem 16 distribuidoras em pleno funcionamento no porto de suape e isso poderá ocorrer, se o Pecém virá realidade, enquanto isso, as 05 sortudas, vão enchendos os bolsos de dinheiro.
Solução... Os Governos sairem da conversa fiada e terem vontade politica de iniciar as obras do PECEM, caso contrario, terá segurarmente desabastecimento nos postos em função de pouco espaço de armazenagem e logística de entrega, alem do que as 02 bases estão com o sistema de carregamento ultrapassado, sistema TOP,  com grande demora no carregamento do CT`s, enquanto a base do RN em Guamaré já se utiliza o sistema BOTOM, com carregamento por baixo, onde se carrega 10 vezes mais rápido.
Enquanto isso... os postos. Sim os postos vão pedindo favor para comprar e suas compras se resumem a apenas 2 distribuidoras, porque as gigantes tem medo de vender em função do risco ambiental.
A coisa tá feia... e não existe pespectiva de melhoria, pelo menos nos proximos 5 anos.. tenho dito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário