terça-feira, 21 de janeiro de 2014

FALTA DE COMBUSTÍVEIS NO CE? TÃO VENDO AGORA, VÍ HÁ 2 ANOS!!!

Ceará enfrenta falta de combustíveis, diz sindicato

Estado do Ceará enfrenta faltas pontuais de combustíveis na capital e no interior, além de sofrer com as entregas contingenciadas pelas distribuidoras. A denuncia é do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Ceará (Sindpostos), que classifica a situação de "grave e preocupante". Segundo o sindicato, problemas de logística no armazenamento do combustível no Porto de Mucuripe, em Fortaleza, estão causando a falta de combustíveis, como gasolina, diesel e etanol, em postos da capital e também do interior.
As entregas na capital estariam sendo contingenciadas, segundo ele, para garantir que os produtoscheguem a uma maior quantidade de postos no Estado. Há também relatos de atrasos de mais de dois dias na distribuição dos combustíveis, que estariam sendo transportados por via terrestre de outros Estados, como Maranhão e Pernambuco. "O Ceará está sendo socorrido por outros Estados. Se você percorrer a cidade, vai encontrar postos sem combustíveis. Estamos além do limite já, pois já há atrasos", afirma Antonio José da Costa, diretor do sindicato.
Segundo ele, não há risco de abastecimento, mas a situação é preocupante. Alguns postos estariam recebendo menos da metade do combustível encomendado para que as distribuidoras consigam atender a todas as demandas. Postos da região do Cariri, no sul do Estado, já teriam alterado a logística de fornecimento, recebendo o produto do Rio Grande do Norte. A mesma estratégia já estaria sendo utilizada por distribuidoras na capital.
"O grande problema é a tancagem (armazenamento)", explica o sindicalista. Das cinco empresas distribuidoras que operam na capital, apenas duas possuem reservatórios próprios - a BR Distribuidora e a Shell. As outras dependem do terminal no porto de Mucuripe, em Fortaleza. "Temos apenas dois tanques em funcionamento em Mucuripe, construídos na década de 80, que estão defasados e com capacidade que não atende ao Estado", completa Costa.
Os dois tanques têm uma capacidade de processamento de dois milhões de litros de combustíveis por dia. Segundo estimativa do sindicato, seria necessário ampliar em mais um milhão de litros para atender à demanda crescente da região. A expectativa dos donos de postos é para a construção de um novo terminal de armazenamento, no Porto de Pecém, na região metropolitana. A obra, entretanto, ainda aguarda licitação e não há previsão.
"No mínimo, serão mais dois anos de obras até termos um novo terminal. As distribuidoras ainda não repassaram os custos com o frete por terra de outros Estados, estão cumprindo os contratos", avalia Costa. Segundo ele, a situação se agrava quando há necessidade de acionar as termelétricas do Estado, que acabam recebendo a maior parte do combustível para a geração de energia. "Se elas forem acionadas neste verão, a situação vai piorar e muito. É uma situação recorrente, acontece com todas as distribuidoras há mais de um ano", afirma.

domingo, 19 de janeiro de 2014

FORTALEZA É AINDA CIDADE ONDE OS IMÓVEIS SÃO MAIS BARATO NO MUNDO.

Bolha imobiliária estourando? Onde?

postado em Artigos | Istoé

Revista Istoé
04/2013
Por Ricardo Amorim

 
Desde 2008, quando surgiram os primeiros comentários de bolha imobiliária em vias de estourar no Brasil, tenho analisado evidências históricas e internacionais, refutando até aqui tais alegações e concluindo que, provavelmente, os preços continuariam a subir.

De acordo com a consultoria britânica Knight Frank, entre os 53 países com os maiores mercados imobiliários globais, o Brasil teve em 2012 a maior alta de preços de imóveis residenciais: 13,7% em média. Resolvi atualizar e expandir meus estudos.

Há um ano, usei o consumo anual per capita de cimento como estimativa do grau de aquecimento da atividade no setor imobiliário em momentos de estouro de bolhas em vários países. Hoje, pelas minhas contas, este indicador chegou a 361Kg no Brasil. No ritmo médio de crescimento dos últimos 10 anos, que foi de 5% a.a., em apenas dois anos atingiríamos o nível mais baixo de estouro de bolhas, que é de 400Kg, o que sugeriria cautela. Por outro lado, o nível máximo de consumo de cimento antes bolhas estourarem, em alguns casos passou de 1.600Kg anuais per capita. Para chegar a este patamar, o Brasil levaria mais 80 anos. Por este parâmetro, poderíamos estar entre 2 e 80 anos do estouro de uma bolha. Pouco se conclui.

O segundo indicador importante é o total de crédito imobiliário disponível. Crédito permite que mais gente compre imóveis, aumentando a procura por eles e elevando seus preços. No Brasil, apesar do crescimento dos últimos anos, ele ainda é de apenas 7% do PIB, muito distante dos 50% do PIB que costuma ser o mínimo quando bolhas imobiliárias estouram. Mesmo considerando-se uma expansão ao ritmo dos dois últimos anos, que foi de 1,4% do PIB ao ano, o mais rápido da nossa história, levaríamos mais de 30 anos para chegar a 50% do PIB. Sinal de tranquilidade.

Por fim, como anda a capacidade de pagamento dos brasileiros? Levando em conta preços dos imóveis em relação à renda no mundo, chama a atenção a grande dispersão entre as maiores cidades brasileiras, com algumas entre as mais caras e outras entre as mais baratas.

Das 50 cidades mais caras do planeta, 49 estão em países emergentes, incluindo quatro no Brasil: Brasília (10ª), Rio de Janeiro (25ª), Belo Horizonte (43ª) e Porto Alegre (45ª). Por outro lado, Salvador não está mais entre as 100 mais caras do mundo, Fortaleza é uma das únicas 10 cidades entre as 50 mais baratas do mundo que não estão nos EUA, e Campinas também está entre as 100 mais baratas. Entre os 385 maiores mercados imobiliários globais, a classificação média das 11 cidades brasileiras incluídas foi 124ª, sugerindo que o mercado brasileiro como um todo está um pouco mais caro do que a média, mas distante dos mais caros do planeta. Entre os mercados emergentes, o Brasil está mais barato do que a média.

Outro aspecto favorável é que um menor percentual da renda necessário para pagamento mensal de hipotecas sugere que no Brasil temos melhor capacidade de honrar dívidas.  Além disso, comparando o preço de compra de imóveis com o custo de alugá-lo, constata-se que no Brasil alugueis elevados estimulam compras mais do que no resto do mundo. Por fim, a desvalorização do real barateou os imóveis no Brasil para compradores estrangeiros.

Em resumo, ainda que algumas cidades sugiram mais cautela, para o país como um todo, continuam valendo as conclusões do ano passado. Altas modestas ou manutenção de preços são prováveis na maioria dos casos e o risco de estouro imediato de uma bolha imobiliária nacional ainda é baixo. Se você está na esperança dos preços despencarem para comprar, espere sentado. Segundo Platão, coragem é saber o que não temer.


Economista, apresentador do programa Manhattan Connection da Globonews e presidente da Ricam 

domingo, 15 de dezembro de 2013

F2 EXPRESS ENERGY E A PREFEITURA DE FORTALEZA - PARCERIA NAS ECODUCHAS

Chuveiros sustentáveis movidos à luz solar estão em fase de teste na Praia de Iracema


No Nordeste, Fortaleza será a primeira capital a implantar o projeto
imagem do chuveiro na Praia de Iracema
A expectativa é de implementação dos chuveiros sustentáveis em toda a orla de Fortaleza (Foto: Mauri Melo)
Um projeto pioneiro nas cidades do Nordeste está em fase experimental em Fortaleza para começar a ser executado a partir de 2014. São as duchas ecologicamente sustentáveis - chuveiros movidos a energia solar - que já estão sendo testadas na Praia de Iracema.
As duas duchas estão localizadas no Aterro da Praia de Iracema, nas proximidades do Ideal Club, e já estão sendo usadas pela população. O projeto da Prefeitura está sendo implementado em parceria com a iniciativa privada.
A expectativa é que, depois dessa fase de teste, que termina no próximo dia 20 de dezembro, seja feito um projeto para implementação dos chuveiros sustentáveis em toda a orla de Fortaleza, incluindo Beira-Mar, Praia de Iracema e Praia do Futuro. As duchas ficarão próximas ao calçadão para serem usados por desportistas, banhistas e turistas, para retirar o excesso de areia da praia ou apenas para aliviar o calor.
O sistema é ecologicamente correto e sustentável, utilizando o sol como fonte de energia para o bombeamento de água do lençol freático, sem ruídos ou ligações clandestinas de água e de energia elétrica. As bombas de sucção da água das duchas são enterradas na areia e os painéis com placas fotovoltaicas captam água do lençol freático e transformam a luz solar em energia que movimenta as bombas de captação de água, proporcionando aos banhistas uma ducha de água doce, limpa, sem o consumo de energia elétrica nem danos à natureza.
 
No Nordeste, Fortaleza será a primeira capital a implantar o projeto. No Brasil, existem chuveiros sustentáveis na orla do Rio de Janeiro e em Florianópolis.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

REVISTA EXAME - ETANOL É USADO POR 23% DOS CARROS NO BRASIL



Bomba de combustível: etanol, gasolina e diesel
Bomba de combustível: o atual porcentual de abastecimento com etanol é muito inferior aos 66% registrados em 2009

Rio - A política do governo de subsídio ao preço da gasolina fez o consumo de etanol despencar no país. Um estudo feito pela Petrobras mostra que apenas 23% dos brasileiros com carros flex abasteceram com etanol este ano, porcentual muito inferior aos 66% registrados em 2009.
Na apresentação, a gerente de Planejamento de Marketing e Comercialização de Combustíveis da estatal, Rosane Piras Lodi, lembra que a perda de participação do etanol para a gasolina alcançou patamares de períodos anteriores à popularização da tecnologia flex fuel.
O diretor da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Única), Antônio de Pádua Rodrigues, reclama que a política do governo de controle do preço da gasolina tirou competitividade do setor. Isto porque, ao contrário do etanol, a gasolina não acompanhou a tendência dos preços no mercado internacional.
Além da perda de competitividade, para Pádua o que mais incomoda é a falta de previsibilidade nos preços. Cenário que pode melhorar com a perspectiva de a Petrobrás adotar uma nova metodologia de reajustes. O tema que será definido até a reunião do Conselho de Administração da estatal de 22 de novembro.
A maior previsibilidade é bem-vista pelos produtores de etanol, que não abandonam a cautela. "Não há nenhuma perspectiva de retomada das instalações de etanol se não houver um cenário de previsibilidade", disse Pádua.
Plínio Nastar, da consultoria Datagro, também acredita que a simples adoção de uma nova metodologia de preços não é suficiente para resolver os problemas de desequilíbrio criados ao longo de anos de subsídios à gasolina.
A estratégia de controlar o preço do insumo tirou competitividade da indústria de etanol no País, jogando por terra as esperanças do setor de decolar, o que parecia bem encaminhado no início do primeiro governo Lula com o apoio a expansão dos carros flex.
Com o subsídio, o governo mirou o controle da inflação. Modelo que deteriorou o balanço financeiro da Petrobrás e deixou a companhia sem poder de fogo para tocar seu pesado plano de investimento, orçado em US$ 236,5 bilhões até 2017.
Para se ter ideia da crise no setor, nos últimos dois anos, apenas duas novas usinas foram abertas. No mesmo período, 57 fecharam as portas, segundo dados da Datagro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nota do Blogueiro: Esse governo PT que tem a frente de um dos principais ministérios, um senhor que não possui cacoete de ministro, tudo que ele fala, entende-se ao contrário. Quem conhece a estória do "Jabuti em cima do poste", traduz literalmente esse ministro.
Com a dificuldade que a nossa Petrobras estar passando tendo que importar gasolina pagando preços extremamente caros, ele tem nas mão duas alternativas como o ALCOOL e GAS NATURAL, bem aqui no Brasil sem custos elevados de logística, comparativamente com o custo de petroleiros que na sua maioria das vezes ficam fundiados em portos por um longo tempo, pois internamente não temos espaços nas bases armazenadoras regionais para descarrego de imediato, pagando diárias exorbitantes, mas esses Ptralhas, preferem enriquecer exportadores de gasolina, deixando nossas usinas de alcool literalmente a ver navios.
Pra finalizar esse Ptralhas são uns ADPONE - ADMINISTADORES DE PORRA NENHUMA. Onde esses pessoal poe a mão, virá merda.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

PETROLEO - AS RESERVAS CONHECIDA NÃO PASSA DOS 40 ANOS. VOCÊ SABIA?

Quanto tempo vai durar o petróleo no mundo?

 
A estimativa depende da descoberta de novas reservas, do aumento da produtividade nos poços e da evolução do consumo no mundo. Se tudo ficar como está hoje, o petróleo vai durar mais 40 anos. Para chegar a esse resultado, fomos atrás do total de reservas no mundo - 1,2 trilhão de barris segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP). Em seguida, dividimos esse valor pela média de produção - 81 milhões de barris por dia. Nos cálculos, consideramos apenas as reservas provadas, sem levar em conta projetos ainda em avaliação, como a reserva brasileira de Tupi. Outro fator que pode dar uma sobrevida ao combustível é a melhora das tecnologias de extração. "Nunca imaginamos tirar petróleo em bacias com mais de 7 mil metros de profundidade. Hoje, isso já é possível", diz o geólogo Chang Kiang, da Unesp.
Pane secaVeja quando as reservas de óleo de alguns países podem se esgotarIraque
ESTIMATIVA DE DURAÇÃO - 158 anos
PRODUÇÃO, EM MILHÕES DE BARRIS POR DIA - 1,9
RESERVAS, EM BILHÕES DE BARRIS - 115
A invasão americana do país provocou uma baixa na produção de petróleo de 1 milhão de barris por dia - cinco vezes a produção diária da Itália! Só para ter uma idéia, em cada barril cabem 159 litros de petróleo. São, portanto, 159 milhões de litros de petróleo a menos, o que daria pra encher cinco "piscinões de Ramos"
Arábia Saudita
ESTIMATIVA DE DURAÇÃO - 67 anos
PRODUÇÃO, EM MILHÕES DE BARRIS POR DIA - 10,8
RESERVAS, EM BILHÕES DE BARRIS - 264,3
De longe, a Arábia possui as maiores reservas do mundo. São 264 bilhões de barris, praticamente o dobro do vice-líder, Irã, que possui "apenas" 137 bilhões. Tudo isso porque a placa de solo sobre a qual a Arábia está continua colidindo com a placa eurasiana. Esse movimento cria dobras no subsolo, gerando vãos onde o óleo se acumula
Rússia
ESTIMATIVA DE DURAÇÃO - 22 anos
PRODUÇÃO, EM MILHÕES DE BARRIS POR DIA - 9,7
RESERVAS, EM BILHÕES DE BARRIS - 79,5
A Rússia é hoje a maior produtora de petróleo cru, porção mais pesada do líquido, de onde são retirados a gasolina e o óleo diesel, por exemplo. Em julho de 2007, a Rússia pediu à ONU que incluísse em seu território 119 km2 do círculo ártico, área disputada por outros sete países que contém em seu subsolo 400 bilhões de barris
Brasil
ESTIMATIVA DE DURAÇÃO - 18 anos
PRODUÇÃO, EM MILHÕES DE BARRIS POR DIA - 1,8
RESERVAS, EM BILHÕES DE BARRIS - 12,2
O campo de Tupi, recém-descoberto na bacia de Santos, vai colocar o Brasil na lista das dez maiores reservas do mundo. Do atual 24º lugar, nosso país vai pular para a oitava ou nona posição. Outro país da América do Sul, a Argentina, tem reservas de apenas 2 bilhões de barris, suficientes para mais oito anos
EUA
ESTIMATIVA DE DURAÇÃO - 7 anos
PRODUÇÃO, EM MILHÕES DE BARRIS POR DIA - 6,8
RESERVAS, EM BILHÕES DE BARRIS - 17,1
Os EUA são os maiores devoradores de petróleo do mundo, consumindo em média 20 milhões de barris por dia, 14 milhões a mais do que a China, segunda colocada. Cada americano gasta em média 8 toneladas de petróleo por ano, média que foi triplicada nos últimos 30 anos! Os combustíveis alternativos ainda são raridade por lá
OBS.: DADOS LEVANDO EM CONTA RESERVAS COMPROVADAS ATÉ 2006, E ATUAL RITMO DE EXTRAÇÃO DE CADA PAÍS

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

GOVERNO DILMA SE ACOVARDA E AUTORIZA AUMENTO DA GASOLINA 8%

1

Governo vai reajustar gasolina até 21 de outubro

 
SÃO PAULO - O governo federal deverá anunciar o reajuste do preço da gasolina até o dia 21 de outubro, conforme reportagem publicada na edição desta segunda-feira do jornal “O Estado de S. Paulo”.
De acordo com a publicação, a data final seria estratégica para o governo porque é o mesmo dia para o qual está programado o primeiro leilão do campo de petróleo e gás natural oriundo da camada de pré-sal em Libra (SP).
A reportagem afirma ainda, sem citar fontes, que o desejo de parte relevante da equipe econômica é de que o preço da gasolina seja elevado em cerca de 8% nas refinarias até a realização do leilão.
A reportagem destaca que o reajuste representaria “um sinal importante ao mercado”, que tem um ambicioso programa de investimentos para tocar nos próximos anos. “O argumento tem sensibilizado o Planalto, mas ainda não há definição quanto ao momento exato do reajuste”.
“O martelo está batido, em Brasília, em relação à necessidade de um aumento da gasolina. Mas segmentos do governo ainda defendem que o reajuste seja postergado ao menos até o fim do ano, ou mesmo que seja concedido apenas em janeiro de 2014. O principal argumento neste caso é a inflação. A equipe econômica avalia ainda ser possível reduzir o IPCA deste ano a um patamar inferior ao avanço de 5,84% registrado em 2012”, afirma a reportagem.
A publicação destaca ainda que os técnicos do governo convergem para o fato de que o encarecimento da gasolina também servirá como estímulo indireto ao setor sucroalcooleiro.

Fonte>
Valor econômico.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

COMO REDUZIR O CONSUMO DE COMBUSTIVEL EM ATÉ 12%

Fechamos parceria com exclusividade com a empresa EAST WEST S.a.s. da Italia, fabricante dos produtos SUPERTECH, destinado a reduzir de 6 a 12% o consumo de combustiveis em carros movidos a Gasolina e Diesel e em até 75% a emissão de poluentes.
vide site: www.supertech.it

Esse produto foi largamente testado e aprovado em mais de 70 paises, desde grandes laboratórios, empresas Transportadoras, Universidades e até orgãos governamentais, existe mais de 800 documentos dando capacidade e idoneidade ao SUPERTECH.

Isto posto, decidimos investir na marca e trazer para os Estados do Ceará e Rio Grande do Norte, com exclusividade o SUPERTECH, e estamos em busca de parceiros para distribuição exclusiva.
Os distribuidores terão que os seguintes mercados à atingir:
FROTAS
AUTO-PEÇAS
SUPERMERCADOS
POSTOS DE GASOLINA
CENTRO AUTOMOTIVOS, ETC.

Produto também já foi analisado e aprovado pelo IBAMA, segue abaixo texto transcrito do documento enviado a SUPERTECH, na íntegra:
             No caso do produto apresentado na mensagem, o SUPERTECH, verificamos que, como ali descrito - "Introduzido no interior do tanque do combustível, sem qualquer conexão elétrica ou mecânica com o veiculo, o SUPERTECH gera emissões eletromagnéticas...", este não altera a "Configuração do Motor" e dessa forma não interfere nos itens que estão inseridos dentro do que a legislação determina que seja controlado.
            Diante do exposto, este IBAMA nada tem a se manisfestar quanto a utilização do dispositivo apresentado, dese que se mantenha a forma e as caracteristicas de aplicação, não alterando a "Configuração do Motor" dos veiculos que venham a dele se utilizar.
Ass Márcio Beraldo Veloso - Analista Ambiental
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Natuais Renováveis

Ao utilizarmos o SUPERTECH, além de evitarmos que até 75% de poluentes que seja despejado no meio ambiente, economizaremos na parte mais sensível do corpo humano que é o "bolso", sabemos que o maior custo, principalmente em frotas e profissionais do volante se chama COMBUSTÍVEIS e esse atingiremos frontalmente.

Coloco-me a inteira disposição dos interessados e estarei aberto para dirimir quaisquer dúvidas que por ventura vierem a surgir atravez desse blog ou do email abaixo: fcomorais.sp@gmail.com ou skype: f2express.