sexta-feira, 12 de outubro de 2012

DICAS PARA A TROCA DE ÓLEO

O que pode ser um simples procedimento de manutenção pode esconder alguns truques.

 
Troca de ÓleoAlguns motoristas acham que a troca de óleo é algo realmente bastante simples a primeira vista. Grande parte deles sabem que este procedimento é fundamental para manter a vida útil do motor e também para garantir um melhor desempenho do carro. Mas esta troca de óleo também esconde alguns truques que muitos motoristas deixam passar simplesmente porque não prestam muito atenção nestes aspectos mais técnicos do seu meio de transporte ou porque não se interessam pelo assunto.
Vamos então entender um pouco mais sobre a importância do óleo do motor e também entender mais sobre esta troca que deve ser feita periodicamente.

Importância da lubrificação

O óleo do motor tem uma importância fundamental para o bom funcionamento desta parte que e considerada o coração do carro. Com uma lubrificação deficiente, que geralmente acontece quando o óleo fica muito tempo sem ser trocado, e vai ficando muito usado, o carro passa a ter um desempenho muito pior do que ele realmente deve ter.
O motorista poderá ir sentindo esta redução do desempenho ao longo dos dias, mas se ele ficar muito tempo sem trocar o óleo ele poderá causar sérios danos ao motor do veículo, podendo até mesmo fundir o mesmo. Se chegar neste ponto o motorista realmente poderá ter um grande prejuízo, já que em alguns casos este motor poderá custar até metade do valor do carro.

Questões sobre a troca de óleo

Vareta ÓleoO motorista poderá ter algumas duvidas na hora de fazer a chamada troca de óleo. Uma das principais questões, principalmente para os motoristas mais novos, é se ele deve usar o aditivo no óleo. Isso porque é muito comum que a pessoa chegue no local onde vai ser feito a troca e a pessoa que está atendendo diz que é muito importante a utilização do aditivo. Logicamente grande parte das empresas fazem isso porque este aditivo acaba sendo mais caro, e portanto o motorista se vê obrigado a gastar mais do que estava planejado.
Alguns especialistas defendem que o aditivo é muito importante para manter a qualidade do óleo, enquanto que outros afirmam que isso depende. Por exemplo, a se for usado óleo do mais alto nível API, o aditivo não se faz necessário. Portanto, se o motorista realmente estiver na dúvida em relação a esta questão, o ideal é fazer uma avaliação em um mecânico de confiança, e que de preferência não vá fazer esta troca de óleo, para saber se realmente o aditivo se faz necessário.
Uma outra questão está relacionado ao tempo que a pessoa poderá rodar com o carro antes de fazer esta troca de óleo. Geralmente a montadora do veículo estipula um determinado tempo para que o carro rode sem fazer esta troca, sendo que geralmente este procedimento acaba sendo feito durante as revisões. Mas em alguns casos os profissionais defendem que a troca seja feita antes do tempo pré-determinado pela montadora, especialmente se o carro estiver rodando muito dentro das cidades. Este conceito pode ser absorvido pelos motoristas que enfrentam grandes congestionamentos em muitos dias da semana, ou acaba tendo que enfrentar estradas que não apresentem condições adequadas, como terra, barro ou lama.
Um exemplo muito interessante para ilustrar melhor esta situação de troca de óleo: quando uma pessoa utiliza o carro apenas para ir e voltar ao trabalho, que fica a uma distancia de 3,5 Km de sua residência, saindo de casa de manhã cedo, deixando o carro desligado o dia inteiro e retornando no final da tarde, ele vai acabar tornando o óleo mais impuro. Isso porque ele não vai atingir a temperatura ideal de trabalho, e toda a condensação de água e combustível não queimado vai para o cárter e contamina o óleo. É o típico exemplo que a pessoa não roda muito com o carro, mas mesmo assim a troca se faz necessária.

Filtros de óleo

Outra questão que surge quando os motoristas vão fazer a troca do óleo é quando chega o profissional que vai fazer este procedimento e diz para o dono do carro que ele também terá que trocar o filtro. Alguns motoristas acabam achando que esta é mais uma maneira das pessoas ganharem mais dinheiro em cima das necessidades do motorista a e acabam não trocando. Mas alguns profissionais fazem uma comparação bastante interessante para ilustrar melhor esta questão relacionada aos filtros: Trocar óleo e manter o filtro é o mesmo que tomar banho e não trocar de roupa. Ou seja realmente é recomendado que o motorista faça a troca do filtro juntamente com a troca do óleo. Cada montadora acaba dando uma especificação sobre as questões relacionadas a troca de filtro, mas mesmo que o manual indique algo diferente, é muito recomendado que a pessoa aproveite a faça a troca do filtro.

Óleo Sintético

Sobre os óleos sintéticos que são vendidos para carros mais caros, é importante deixar claro que realmente eles são a melhor opção, não é apenas mais uma jogada de marketing para fazer com que as pessoas gastem mais. Mas é claro que grande parte das pessoas ainda acabam sendo afastadas desta opção devido ao óleo ser bastante caro. E não precisa ter um carro muito caro para aproveitar os benefícios deste tipo de óleo, até mesmo os carros populares acabam sentindo a diferença quando a pessoa investe neste tipo de produto. Dentre os principais benefícios que os sintéticos trazem para os carros estão os seguintes: partidas mais rápidas, economia de combustível, preservação do motor de arranque e bateria, redução do desgaste e aumento da vida útil do motor.

Óleo de marcas diferentes

Algumas pessoas acreditam que não podem misturar diferentes marcas de óleo no seu motor, mas segundo os especialistas, se isso for trazer alguma forma de economia para o dono do carro pode ser feito sem nenhum problema. Mas é importante que o óleo tenha as mesmas especificações. Especialistas explicam que os lubrificantes de mesma especificação de desempenho e viscosidade devem obrigatoriamente ser compatíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário