- BR Petrobras, Ipiranga e Shell têm as maiores Forças da Marca
 
 - Bandeira Branca, Ale e Shell são líderes em Valor Percebido
Uma loja de conveniência ou restaurante/lanchonete de qualidade e com 
bons preços fideliza o cliente e gera mais negócios para os postos de 
combustíveis nas cidades e nas estradas brasileiras. As melhores 
avaliações vêm justamente dos consumidores que costumam frequentar as 
lojas de conveniência, sendo que estes lavam mais os seus veículos nos 
postos (51% para os que frequentam versus 33% para os que não frequentam
 as lojas de conveniência) e fazem mais troca de lubrificantes (45% 
versus 30%). Além disso, os consumidores estão aderindo cada vez mais 
aos programas de fidelidade, um reforço importante para o aumento das 
vendas.
Essas são algumas das revelações do novo Estudo de Postos de 
Combustíveis, finalizado em janeiro de 2015, e que ouviu 5.234 
consumidores em todo o país. Para Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA 
Solutions – empresa de pesquisa de mercado e consultoria – o setor deve 
ver a loja de conveniência, frequentada por 48,2% dos usuários dos 
postos, como um gerador de negócios.
“A loja de conveniência ajuda na relação com o cliente e na venda de 
outros produtos. Mas é preciso qualidade e preços competitivos, porque a
 insatisfação com esse serviço contamina negativamente a avaliação do 
consumidor em relação aos outros serviços e produtos oferecidos pelo 
posto”, destaca Sandro Cimatti.
Segundo ele, é o que acontece, por exemplo, com a Shell. “Em geral o 
consumidor que frequenta a loja de conveniência avalia melhor o posto de
 combustível do que aquele que não frequenta. A única exceção é a Shell,
 que oferece ótimas instalações, mas preços considerados altos nas lojas
 de conveniência, fazendo que quem frequenta a loja de conveniência 
avalie o posto pior do que quem não frequenta a loja”, avalia Sandro 
Cimatti.
Outra revelação do estudo é a boa adesão aos programas de fidelidade. 
Quase 40% dos consumidores ouvidos utilizam esse benefício, sendo o 
programa “Km de Vantagens” da rede Ipiranga o de maior destaque.  Mais 
de 60% dos pesquisados que vão ao posto Ipiranga usam o programa, que 
oferece entre suas promoções descontos na compra do Seguro Auto Itaú 
estabelecendo ganho recíproco para ambas as marcas.
Foram citados no estudo os postos/bandeiras Agip, Ale, Bandeira Branca,
 Big Hipermercado, BR Petrobras, Carrefour Hipermercado, Extra 
Hipermercado, Ipiranga, Latina, Sams Club, Shell e Walmart Hipermercado.
O estudo da CVA tem por objetivo entender a estrutura de Valor 
Percebido (custo-benefício percebido) no mercado, a partir do ponto de 
vista do consumidor. Além de medir a posição competitiva dos principais 
varejistas e diagnosticar possibilidades de criação de vantagem 
competitiva sustentável.
Nota boa entre 41 setores da economia
Os Postos de Combustíveis têm nota 7,36 (em uma escala de 1 a 10), 
ocupando a 28ª posição entre os 41 setores pesquisados pela CVA 
Solutions. O Valor Percebido para os setores pesquisados se baseia na 
nota de custo-benefício percebido e tem como melhor segmento o de 
Microondas (nota 8,87) e como pior Operadora de Telefonia Celular (nota 
5,88).
Valor Percebido
O melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes) foi
 atribuído aos postos Bandeira Branca (postos que trabalham com 
combustível de várias bandeiras) com 1,11. Em segundo lugar aparece a 
Ale com 1,03 e, em terceiro, a Shell com 1,00, seguida de BR Petrobras e
 Ipiranga.
Além de abastecer o veículo, os serviços mais utilizados nos postos de 
combustíveis são a calibragem dos pneus 83,8%; loja de conveniência 
48,2%; lavagem dos vidros 47,2%; lavagem do carro 41,7%; e troca de óleo
 37,1%. As lojas de conveniência têm utilização praticamente igual na BR
 Petrobras (54,7%) e na Ipiranga (54,5%). As lojas da Shell tem menor 
utilização (44,2% dos consumidores da marca).
Força da Marca
A maior Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não
 clientes) é da BR Petrobras, com 28,5%. A Ipiranga vem em segundo lugar
 com 27,8%, a Shell em terceiro, com 19,2% e o Carrefour Hipermercado na
 quarta posição, com 0,5%. “A BR Petrobras é a marca líder no país. 
Lidera em todas regiões, exceto na região Sul onde a Ipiranga é líder”, 
destaca o sócio-diretor da CVA Solutions.
Comportamento nas estradas
Mais de 80% dos entrevistados param nos postos de combustíveis durante 
suas viagens. O estudo indagou quais são os principais atributos que 
ajudam na decisão de utilizar um posto de estrada e em primeiro lugar 
aparece “a marca/bandeira do posto” (68%). Um “bom restaurante” fica na 
segunda posição (59%); “bom serviço de sanitários” em terceiro (54%); 
seguido de “segurança do posto” (48%). 
Os postos preferidos nas viagens são BR Petrobras (66%), Ipiranga 
(55%), Shell (49%) e Ale (3%). As marcas de restaurantes e lanchonetes 
preferidas nos postos são BR Mania (42%), Graal (36%), AM/PM (35%) e 
Select (16%). “As marcas dos restaurantes dos postos atraem os 
consumidores nas estradas ajudando a aumentar as vendas com combustíveis
 e serviços”, afirma Sandro Cimatti.
Recomendação
Na questão sobre recomendação do posto (Net Recommendation Score), a 
Bandeira Branca se destaca com 39%, seguida pela Shell (36%), BR 
Petrobrás (32%) e Ipiranga (30%). “Os bons preços dos combustíveis levam
 o consumidor dos postos Bandeira Branca a recomendar a utilização do 
posto”, observa Cimatti.
fonte: http://www.segs.com.br