Uma boa loja de conveniência aumenta as vendas dos postos de combustíveis
- BR Petrobras, Ipiranga e Shell têm as maiores Forças da Marca
- Bandeira Branca, Ale e Shell são líderes em Valor Percebido
Uma loja de conveniência ou restaurante/lanchonete de qualidade e com
bons preços fideliza o cliente e gera mais negócios para os postos de
combustíveis nas cidades e nas estradas brasileiras. As melhores
avaliações vêm justamente dos consumidores que costumam frequentar as
lojas de conveniência, sendo que estes lavam mais os seus veículos nos
postos (51% para os que frequentam versus 33% para os que não frequentam
as lojas de conveniência) e fazem mais troca de lubrificantes (45%
versus 30%). Além disso, os consumidores estão aderindo cada vez mais
aos programas de fidelidade, um reforço importante para o aumento das
vendas.
Essas são algumas das revelações do novo Estudo de Postos de
Combustíveis, finalizado em janeiro de 2015, e que ouviu 5.234
consumidores em todo o país. Para Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA
Solutions – empresa de pesquisa de mercado e consultoria – o setor deve
ver a loja de conveniência, frequentada por 48,2% dos usuários dos
postos, como um gerador de negócios.
“A loja de conveniência ajuda na relação com o cliente e na venda de
outros produtos. Mas é preciso qualidade e preços competitivos, porque a
insatisfação com esse serviço contamina negativamente a avaliação do
consumidor em relação aos outros serviços e produtos oferecidos pelo
posto”, destaca Sandro Cimatti.
Segundo ele, é o que acontece, por exemplo, com a Shell. “Em geral o
consumidor que frequenta a loja de conveniência avalia melhor o posto de
combustível do que aquele que não frequenta. A única exceção é a Shell,
que oferece ótimas instalações, mas preços considerados altos nas lojas
de conveniência, fazendo que quem frequenta a loja de conveniência
avalie o posto pior do que quem não frequenta a loja”, avalia Sandro
Cimatti.
Outra revelação do estudo é a boa adesão aos programas de fidelidade.
Quase 40% dos consumidores ouvidos utilizam esse benefício, sendo o
programa “Km de Vantagens” da rede Ipiranga o de maior destaque. Mais
de 60% dos pesquisados que vão ao posto Ipiranga usam o programa, que
oferece entre suas promoções descontos na compra do Seguro Auto Itaú
estabelecendo ganho recíproco para ambas as marcas.
Foram citados no estudo os postos/bandeiras Agip, Ale, Bandeira Branca,
Big Hipermercado, BR Petrobras, Carrefour Hipermercado, Extra
Hipermercado, Ipiranga, Latina, Sams Club, Shell e Walmart Hipermercado.
O estudo da CVA tem por objetivo entender a estrutura de Valor
Percebido (custo-benefício percebido) no mercado, a partir do ponto de
vista do consumidor. Além de medir a posição competitiva dos principais
varejistas e diagnosticar possibilidades de criação de vantagem
competitiva sustentável.
Nota boa entre 41 setores da economia
Os Postos de Combustíveis têm nota 7,36 (em uma escala de 1 a 10),
ocupando a 28ª posição entre os 41 setores pesquisados pela CVA
Solutions. O Valor Percebido para os setores pesquisados se baseia na
nota de custo-benefício percebido e tem como melhor segmento o de
Microondas (nota 8,87) e como pior Operadora de Telefonia Celular (nota
5,88).
Valor Percebido
O melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes) foi
atribuído aos postos Bandeira Branca (postos que trabalham com
combustível de várias bandeiras) com 1,11. Em segundo lugar aparece a
Ale com 1,03 e, em terceiro, a Shell com 1,00, seguida de BR Petrobras e
Ipiranga.
Além de abastecer o veículo, os serviços mais utilizados nos postos de
combustíveis são a calibragem dos pneus 83,8%; loja de conveniência
48,2%; lavagem dos vidros 47,2%; lavagem do carro 41,7%; e troca de óleo
37,1%. As lojas de conveniência têm utilização praticamente igual na BR
Petrobras (54,7%) e na Ipiranga (54,5%). As lojas da Shell tem menor
utilização (44,2% dos consumidores da marca).
Força da Marca
A maior Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não
clientes) é da BR Petrobras, com 28,5%. A Ipiranga vem em segundo lugar
com 27,8%, a Shell em terceiro, com 19,2% e o Carrefour Hipermercado na
quarta posição, com 0,5%. “A BR Petrobras é a marca líder no país.
Lidera em todas regiões, exceto na região Sul onde a Ipiranga é líder”,
destaca o sócio-diretor da CVA Solutions.
Comportamento nas estradas
Mais de 80% dos entrevistados param nos postos de combustíveis durante
suas viagens. O estudo indagou quais são os principais atributos que
ajudam na decisão de utilizar um posto de estrada e em primeiro lugar
aparece “a marca/bandeira do posto” (68%). Um “bom restaurante” fica na
segunda posição (59%); “bom serviço de sanitários” em terceiro (54%);
seguido de “segurança do posto” (48%).
Os postos preferidos nas viagens são BR Petrobras (66%), Ipiranga
(55%), Shell (49%) e Ale (3%). As marcas de restaurantes e lanchonetes
preferidas nos postos são BR Mania (42%), Graal (36%), AM/PM (35%) e
Select (16%). “As marcas dos restaurantes dos postos atraem os
consumidores nas estradas ajudando a aumentar as vendas com combustíveis
e serviços”, afirma Sandro Cimatti.
Recomendação
Na questão sobre recomendação do posto (Net Recommendation Score), a
Bandeira Branca se destaca com 39%, seguida pela Shell (36%), BR
Petrobrás (32%) e Ipiranga (30%). “Os bons preços dos combustíveis levam
o consumidor dos postos Bandeira Branca a recomendar a utilização do
posto”, observa Cimatti.
fonte: http://www.segs.com.br
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