domingo, 1 de março de 2015

PORQUE AS MÉDIAS DE COMBUSTÍVEIS SÃO IRREAIS OU FICTÍCIAS?


A busca das empresas de logística e transportes por bons gestores é indiscutível, pagando muitas vezes seu peso em ouro e esses necessitam ter conhecimentos técnicos e administrativo, normalmente eles são excelentes engenheiros mecânicos e ainda recebem constantemente reciclagem pelas montadoras, cujos custos estão embutidos nos preços do veículos, entretanto, ao meu ver, ficam a desejar nas áreas de TI, mantendo seus conhecimentos balizados em épocas anteriores, principalmente quanto ao controle de combustíveis, esses que representam atualmente em torno de 70% dos custos fixo de uma empresa frotista e esse importantíssimo controle é feito através de médias.

Insistimos e provamos que as médias de combustíveis, largamente utilizadas são irreais ou fictícias, por vários motivos, alguns dos quais estão explícitos no quadro abaixo, além disso, existe o famoso jeitinho brasileiro para burlá-las, ou seja, alguns motoristas injetam combustíveis, comprando às vezes, em "pontos de compra e venda ilegais"  na maioria das vezes, esses produtos são fora das especificações para ajudá-lo a atingir as médias, gerando, como consequência manutenções antecipadas para limpeza de válvulas e troca de filtros, pasmem!  ainda são incentivados com prêmios financeiros.

As médias apuradas tem muitas variáveis, vide abaixo:

Diante do exposto, os bons gestores para ter um controle real, precisam se livrar de costumes antigos e o uso dos medidores produzido pelas fabricantes, possuem um CAN, que esconde em torno de 20% dos combustíveis, equivalente 100 litros, esse fato é conhecido por muitos motoristas, que vendem combustíveis do próprio tanque, para sua manutenção ou apenas para melhorar seus salários, infelizmente em todo segmento existem "bons e os maus" profissionais.

Assim, espero ter esclarecido dúvidas, quando "posto" informações em redes sociais e profissionais e muitas vezes gestores ou interessados não entendem  e indagam como é possível, as médias serem irreais ou fictícias.




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